Apresentação
Nessa matéria veremos alguns conceitos sobre interface gáfica, como implementar, criar e executar aplicações com inteface grafica, através dos formulario JFrame, e seus componentes. Esta disciplina está dividida em 15 unidades, no qual cada um aborda um conteúdo especifico.
1-REVISÃO DE OO E INTRODUÇÃO AO NET BEANS
Ao final desta aula, você será capaz de saber:
- Definir Orientação a Objetos.
- Conceituar Atributos e Métodos.
- Criar atributos e métodos em classes Java.
- Aplicar os conceitos de herança em Java.
- Entender o que é o NetBeans e por que utilizá-lo.
- Identificar quais os requisitos de hardware são necessários para a sua instalação.
- Instalar e executar o NetBeans.
- Criar seu primeiro projeto no Netbeans IDE.
2- INTRODUÇÃO AO SWING
Ao final desta aula, você será capaz de saber:
- Definir o que é JFC e Swing.
- Entender por que utilizar o Swing no desenvolvimento de aplicativos.
- Compreender o que é uma GUI (Graphical User Interface) e como utilizar alguns componentes para compor uma interface gráfica.
- Inserir comandos simples no código-fonte gerado automaticamente pelo Netbeans e Executar e visualizar o aplicativo desenvolvido.
3-COMPONENTES – VISÃO GERAL E COMPONENTE RÓTULO (JLABEL)
Ao final desta aula, você será capaz de saber:
- Diferenciar componente nativo e componente swing de um sistema operacional e identificar por que os componentes swing tem a mesma aparência em sistemas operacionais.
- Definir conceito de portabilidade.
- Organizar hierarquicamente os componentes swing e saber o que são componentes Top-Level.
- Reconhecer elementos da classe JComponent e saber utilizar o componente JLabel.
4-COMPONENTES: CAMPO DE TEXTO (JTEXTFIELD) E BOTÃO (JBUTTON)
Ao final desta aula, você será capaz de saber:
- Reconhecer e utilizar os componentes swing.
- Aplicar os componentes swing em ambientes gráficos.
- Distinguir propriedades gerais e específicas dos componentes swing.
5-BOTÃO DE OPÇÃO, GRUPO DE BOTÕES E CAIXA DE COMBINAÇÃO
Ao final desta aula, você será capaz de saber:
- Descrever o funcionamento dos componentes Java: Botão de opção, Grupo de botões e Caixa de combinação;
- Criar aplicações robustas utilizando esses componentes.
6-ÁREA DE TEXTO, LISTA E CAIXA DE SELEÇÃO
Ao final desta aula, você será capaz de saber:
- Descrever o que é uma Caixa de texto, uma Lista e uma Caixa de seleção.
- Aplicar esses componentes em suas aplicações e personalizar suas propriedades de forma a adaptar-se ao seu estilo.
7-COMPONENTES JMENU, JPANEL E JTABBEDPANE
Ao final desta aula, você será capaz de saber:
- Desenvolver um sistema de navegação para a sua aplicação utilizando o componente JMenu.
- Utilizar os painéis como um recipiente para acomodar outros componentes e organizar o layout de sua aplicação.
- Utilizar o componente TabbedPanel para armazenar mais informações em um só lugar.
8-COMPONENTES JPASSWORDFIELD, JFORMATTEDTEXTFIELD E JTABLE
Ao final desta aula, você será capaz de saber:
- Definir Campo de senha, Campo formatado e Tabela.
- Aplicar esses componentes, personalizando suas propriedades de forma a adaptar-se às suas necessidades.
9-COMPONENTES JPROGRESSBAR, JSLIDER E JSPINNER
Ao final desta aula, você será capaz de saber:
- Como utilizar o componente barra de progresso para mostrar o andamento da carga de um arquivo.
- Como o componente controle deslizante pode ser utilizado na prática.
- Onde podemos aplicar o controle giratório e como adequá-lo para sua aplicação.
10-EVENTOS E LISTENERS
Ao final desta aula, você será capaz de saber:
- Descrever Eventos e Listeners e aprender como utilizá-los com alguns componentes já conhecidos.
- Utilizar alguns Eventos do mouse em diversas situações.
- Aplicar os Eventos Focus e saber o que fazer quando um componente recebe ou perde o foco.
- Reconhecer o Evento certo no componente certo.
11-GERENCIADORES DE LAYOUTS I
Ao final desta aula, você será capaz de saber:
- Definir o que são e para que servem os gerenciadores de layout.
- Identificar quais os gerenciadores de layout fornecidos pela plataforma Java.
- Descrever como cada gerenciador organiza os componentes visuais do Swing.
- Criar um pequeno projeto chamado Agenda Pessoal.
- Adicionar componentes ao projeto e redimensionar seus componentes.
12-GERENCIADORES DE LAYOUTS II
Ao final desta aula, você será capaz de saber:
- Adicionar componentes a um painel.
- Alinhar os componentes usando as sugestões de posicionamento do Netbeans.
- Dimensionar componentes de modo que a aplicação tenha uma aparência profissional.
13-LENDO, ESCREVENDO E CRIANDO
Ao final desta aula, você será capaz de saber:
- Definir um path.
- Aplicar um path com a classe Path.
- Distinguir caminho absoluto e caminho absoluto.
- Estabelecer como criar e converter um Path.
- Distinguir comparar dois Paths.
- Apagar, copiar e mover arquivos e diretórios etc.
14-ARQUIVOS ― LENDO, ESCREVENDO E CRIANDO
Ao final desta aula, você será capaz de saber:
- Criar, ler e escrever arquivos utilizando as classes e métodos do Java.
- Criar e ler diretórios.
- Listar conteúdos de diretórios.
15-ARQUIVOS JAR
Ao final desta aula, você será capaz de saber:
- Descrever um arquivo .jar.
- Empacotar todos os arquivos de sua aplicação em apenas um arquivo .jar.
- Criar um arquivo jar no Prompt de Comando e extrair um arquivo qualquer de um pacote .jar.
- Criar um arquivo .jar no NetBeans.
- Executar um arquivo .jar no Prompt de Comando e no Windows Explorer.