Criar um Site Grátis Fantástico
Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Google-Translate-Portuguese to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese

Rating: 2.3/5 (121 votos)






Partilhe esta Página


2- INTRODUÇÃO AO SWING
2- INTRODUÇÃO AO SWING

JFC

JFC ou Java Foundation Classes é um conjunto de componentes e serviços que simplificam o desenvolvimento e a implantação de aplicativos para desktop e para a internet. Ela engloba um grupo de recursos para a construção de interfaces gráficas, além de adicionar interatividade e funcionalidades com qualidade profissional aos aplicativos desenvolvidos em Java. A JFC é composta pelos seguintes componentes:

 

  • Componentes Gráficos Swing ― incluem os botões, caixas de texto, painéis, rótulos e todos os outros componentes gráficos que compõem um aplicativo de Desktop.
  • Suporte a Look-and-Feel ― é um termo utilizado na apresentação da interface gráfica do usuário e compreende os aspectos da sua concepção, incluindo elementos como cores, formas, disposição e tipos de caracteres (o "Look"), bem como o comportamento de elementos dinâmicos tais como botões, caixas e menus (o "Feel").
  • API (Interface de Programação de Aplicativos) de Acessibilidade ― aplicativos com interfaces que disponibilizam tecnologia de auxílio que facilitam o uso do sistema por pessoas deficientes.
  • API Java 2D ― interfaces de programação para aplicativos com gráficos em duas dimensões.
  • Internacionalização ― facilidades na adaptação de determinado software à língua e cultura de determinado país.

 

Esta disciplina se concentrará principalmente nos componentes gráficos Swing e em outras funcionalidades Java que não estão entre os componentes JFC, como manipulação de arquivos e empacotamento de programas para distribuição.

 

Aprendendo Swing com o NetBeans IDE

Conforme visto na aula anterior, o NetBeans IDE oferece muitas vantagens quando comparado a um editor de textos comum. Dessa forma, recomendamos o seu uso sempre que possível. Ainda na aula anterior, você pôde obter informações sobre como consegui-lo e como instalá-lo no seu computador.

Nesta aula, introduziremos o Swing através da construção, passo a passo, de uma aplicação que faz conversão entre unidades de velocidade, no nosso caso, de milhas por hora (mph) para quilômetros por hora (km/h). Essa aplicação utiliza um pequeno subconjunto dos componentes do Swing e, à medida que você for lendo as próximas aulas, vai se deparar com mais componentes.

Para a construção de aplicativos gráficos, iremos utilizar o construtor de interfaces gráficas do NetBeans IDE, que torna a construção de interfaces com o usuário uma simples tarefa de arrastar e soltar. Sua geração automática de código simplifica bastante o processo de desenvolvimento das GUIs (Graphical User Interface ou Interface Gráfica com o Usuário), permitindo que o foco do programador esteja na lógica da aplicação, e não na infraestrutura necessária ao aplicativo.

Como esta aula é um passo a passo, nós recomendamos que você abra o NetBeans IDE e execute cada etapa na medida em que lê o material. Essa será a maneira mais rápida e fácil de aprender a programar com Swing. Cada passo está ilustrado com a tela que você vai encontrar durante a construção do aplicativo, facilitando a leitura, caso não esteja em frente a um computador com o NetBeans IDE instalado.

A interface Gráfica final deste aplicativo vai se parecer com a mostrada na Figura 1, a seguir.

 

 


Figura 1 ― Janela final do aplicativo a ser desenvolvido
Fonte: NetBeans

 

 

Vamos aos passos para a construção do nosso aplicativo:

Passo 1:

  1. Para iniciar, abra o NetBeans IDE e crie um novo projeto a partir do menu Arquivo. Veja a Figura 2. Perceba que os atalhos do teclado para cada comando aparecem à direita de cada opção do menu.

 


Figura 2 – Criando um novo projeto
Fonte: NetBeans

 

Passo 2:

  1. Uma nova janela vai apresentar as opções disponíveis. Selecione Java na coluna Categoria e Aplicativo Java na coluna Projetos, conforme mostra a Figura 3:

 


Figura 3  Especificando o novo projeto
Fonte: NetBeans

 

  1. A caixa de texto inferior descreve cada opção selecionada. Nesse primeiro exemplo, utilizaremos a Categoria Java e o Projeto Aplicativo Java. Com essas opções selecionadas, clique no botão Próximo para continuar.
 

Passo 3:

  1. Defina o nome do projeto: “ConverterVelocidade”. Você também pode alterar a localização do projeto e sua pasta, conforme mostra a Figura 4 a seguir.

Figura 4 – Finalizando o novo projeto
Fonte: NetBeans

  1. Certifique-se de que a opção (check boxCriar classe principal esteja desmarcada.
  2. Clique no botão Finalizar para concluir a criação do novo projeto. Quando o carregamento for finalizado, aparecerá uma tela similar à da Figura 5.

Figura 5 – Ambiente inicial, após a criação do novo projeto
Fonte: NetBeans

  1. A guia Projetos, no canto superior esquerdo, mostra o projeto recentemente criado.

 

Passo 4:

  1. Adicione um novo formulário JFrame clicando com o botão direito do mouse sobre o nome do projeto (ConverterVelocidade) e seguindo o caminho, como apresentado na Figura 6.

Figura 6 – Inserindo um JFrame
Fonte: NetBeans

  1. JFrame é a principal responsável pelo seu projeto, e é a partir dela que estruturaremos todo esse projeto.
 

Passo 5:

  1. Em seguida, defina o nome da classe “NewFrame” e o nome do pacote “ConverterVelocidade”. Você pode definir os nomes como quiser, mas seguiremos com a sugestão proposta pelo ambiente. Veja a Figura 7, a seguir.

Figura 7 – Especificando detalhes do JFrame
Fonte: NetBeans

  1. Os campos são automaticamente sugeridos. Clique no botão Finalizar quando estiver pronto. Quando a IDE terminar de carregar, à direita, aparecerá a área gráfica, onde visualmente manipularemos os vários componentes do Swing.

Figura 8 – Tela, após a criação do JFrame
Fonte: NetBeans

Passo 6:

Inicialmente, apenas demonstraremos como desenvolver esse pequeno projeto de conversão de velocidades. À medida que formos progredindo, entraremos em detalhes em relação aos componentes e suas propriedades.

Área do projeto:

É onde iniciaremos a construção de forma gráfica da nossa GUI. O NetBeans disponibiliza duas opções de visualização: a vista gráfica do projeto (mostrada na figura anterior) e a vista do código fonte (apresentada na Figura 9 a seguir).


Figura 9 – Visualização do código fonte do projeto
Fonte: NetBeans

Podemos alternar a visualização facilmente, manipulando as guias em destaque na figura acima. Entretanto, vamos trabalhar com a visualização gráfica; então, clique na guia Projeto.

Você estará visualizando o único objeto JFrame representado pelo grande retângulo delimitado por uma linha laranja (Figura 8). À medida que formos acrescentando outros componentes e alterações, automaticamente o código gerado pela IDE aparecerá na guia código fonte. Vejamos, então, como fazer isso:


  1. Clicando no componente JFrame aparecerá, no canto inferior direito, o painel de propriedades com várias características do componente que poderão ser alteradas facilmente. Localize o campo name e altere o nome doJFrame para “convertermilhas”, conforme mostra a Figura 10 a seguir.

Figura 10 – Painel de propriedades
Fonte: NetBeans

  1. Em seguida, na janela à direita, clique e arraste um campo de texto (JTextField) para dentro da área do JFrame. Ao localizar o JTextField dentro do JFrame, o construtor do GUI fornece as linhas tracejadas para auxiliar no ajuste de localização do objeto. Usando as linhas-guia, localize o objeto no canto superior esquerdo, como mostrado na Figura 11 a seguir.

Figura 11 – Inserindo um campo de texto
Fonte: NetBeans

 

  1. Não se preocupe em fazer os ajustes agora. Faremos isso mais tarde, quando estivermos com todos os componentes no JFrame.
  2. Agora adicione o rótulo (JLabel), seguindo as linhas-guia, posicionando-o ao lado do JTextField, como mostra a Figura 12.

Figura 12 – Inserindo um rótulo
Fonte: NetBeans

  1. As linhas de ajuste auxiliam no alinhamento, facilitando a melhor distribuição dos componentes.
  2. Agora, adicione um botão (JButton) logo abaixo do JTextField. Lembre-se de utilizar as linhas guia para alinhar os componentes. Veja a Figura 13.

Figura 13 – Inserindo um botão
Fonte: NetBeans

  1. Não tente alterar qualquer propriedade ainda. Faremos as alterações de nomes e dimensões mais tarde.
  2. Agora adicione um segundo JLabel ao lado do botão, conforme mostra a Figura 14 a seguir.

Figura 14 – Inserindo um segundo rótulo
Fonte: NetBeans

  1. Pronto. Agora temos todos os componentes que precisaremos para concluir o exemplo proposto: converter velocidade de milhas/hora em quilômetros/hora. Só faltam os ajustes.

Ajustando os componentes

  1. Repare que logo acima do JFrame aparece uma pequena janela com algumas dicas que podem lhe auxiliar. Caso queira fechar essas dicas, basta clicar no pequeno quadrado (com um “X”) à direita.
  2. Para alterar o texto do JTextField, clique no componente e procure no painel de propriedades o campo text. Ao apagar o texto padrão JTextField1, que constava anteriormente, as dimensões são alteradas automaticamente, como mostra a Figura 15 a seguir.

Figura 15 – Alterando a propriedade text
Fonte: NetBeans

  1. Como não queremos nenhum texto inicial no JTextField, manteremos esse campo vazio. Agora, de forma similar, altere o campo text dos outros componentes, adicionando os nomes sugeridos, como na Figura 16 (JLabel1“milhas/h”, JButton “Converter” e JLabel2 “Km/h”).

Figura 16 – Componentes com a propriedade text alterada
Fonte: NetBeans

  1. Agora sim, vamos ajustar as dimensões dos componentes. Clique no JTextField. Repare nos pequenos quadrados que aparecem no contorno do componente.
  2. Clique no pequeno quadrado do lado direito do componente. Segure o botão do mouse e arraste o cursor para ajustar no tamanho desejado, sem se preocupar em ocultar outros componentes que estejam próximos. Veja a Figura 17 a seguir:

Figura 17 – Alterando as dimensões do JTextFiled
Fonte: NetBeans

  1. Ao soltar o botão do mouse, os outros componentes se ajustam automaticamente às novas posições. Veja a Figura 18 a seguir:

Figura 18 – Componentes com posicionamento ajustado
Fonte: NetBeans

  1. Por fim, ajuste o tamanho do JFrame. Posicione o cursor no canto extremo inferior direito e arraste até obter as dimensões desejadas, eliminando todo o espaço extra. Veja a Figura 19 a seguir:

Figura 19 – Ajustando as dimensões do JFrame
Fonte: NetBeans

  1. A parte realizada na GUI está completa. Vamos, agora, concluir o aplicativo inserindo os comandos de conversão ao botão.
  2. Clique no botão Converter com o botão direito do mouse. Siga a sequência de opções conforme mostra a Figura 20 a seguir:

Figura 20 – Inserindo um evento no botão
Fonte: NetBeans

  1. Aparecerá na tela a área onde deverá ser incluído o código que será executado quando o botão for apertado.
  2. Insira a linha de comando especificada abaixo

int tempFahr = (int)((Double.parseDouble(jTextField1.getText()))  * 1.609344);
    jLabel2.setText(tempFahr + " Km/h");

  1. Não se preocupe, agora, em entender o código. Posteriormente, vamos detalhar exemplos similares. O código-fonte deve ficar conforme mostrado na Figura 21 a seguir:

Figura 21 – Inserindo a linha de código no botão
Fonte: NetBeans

  1. Pronto, finalizamos o aplicativo. Agora, vamos executar o que construímos. Na barra de tarefas superior, clique no ícone indicado na Figura 22 ou utilize a tecla de atalho F6.

Figura 22 – Visualização final do código fonte
Fonte: NetBeans

  1. A janela do aplicativo aparecerá no canto superior esquerdo, como apresentado lá no início, antes de começarmos a construir o aplicativo (veja a Figura 1).

Figura 23 – Janela final do aplicativo

  1. Teste o aplicativo e confira se o resultado está de acordo com o esperado, conforme mostra a Figura 23.

 

Veja que o resultado da conversão aparece no JLabel2, e que o resultado aparece juntamente com o texto "km/h", substituindo o texto anterior. Agora, exercite o que aprendemos nesta aula fazendo a atividade proposta.

Referências

MetropoleDigital, UFRN, 28 agosto 2012

https://moodle.metropoledigital.ufrn.br/metropole/mdweb/desenvolvimento_desktop/aula02.html

THE JAVA TUTORIALS. Lesson: Learning swing with the NetBeans IDE. Disponível em: <https://download.oracle.com/docs/cd/E17409_01/javase/tutorial/uiswing/learn/index.html>. Acesso em: 25 abr. 2012.